quinta-feira, 15 de março de 2012

Afinal, o que é ATC?


Hello,  trago para vocês o artigo que fiz para a pesquisa do nosso desafio de março. Escolhi o tema ATC. Espero que gostem! 
Bjs, Débora Folly.
 
ATC

O QUE É?

ATC é a sigla de Artist Trading Card, que é traduzido para o português significando “artistas trocando cartões”.
São miniaturas de obras de arte, que expressam criatividade, técnica e beleza!

COMO SURGIU?

As raízes históricas do ATC remontam os movimentos artísticos Mail Art e Fluxus, ambos dos anos 60, e até mesmo antes do movimento dadaísta na década de 20.
Alguns pintores chamados Impressionistas quase não conseguiam vender seus quadros. Foi quando um deles se lembrou de uns cartões que se fazia antigamente e começou a fazer miniaturas de seus trabalhos para se apresentar aos figurões da época, que poderiam vir a se interessar por seus trabalhos. Quase todos os artistas começaram a fazê-lo, não para vender, mas para apresentar suas obras e muitas vezes trocar cartões entre si.
Porém, o ATC tomou forma organizada nas mãos do artista suíço M. Vanci Stirnemann. Inspirado nas miniaturas de artes e no tamanho dos cartões de hockey (trocados antigamente como as figurinhas de hoje) desenvolveu o conceito das trocas em 1996. Em 1997, decidiu exibir seus 1200 ATC’s em Zurique e convidou quem quisesse participar a fazer um cartão nas mesmas medidas e trocar com ele no último dia de exposição. Nessa exposição, qualquer pessoa que quisesse um dos cartões era convidada a pegá-lo, desde que fizesse outro e colocasse no lugar daquele que queria. Foi um sucesso que logo se alastrou pelo mundo e hoje é considerado uma febre entre as scrappers!

REGRAS DO ATC:

1.  Seu tamanho deve ser sempre o mesmo: 6,4 x 8,9 cm (2,5 x 3,5 polegadas);

2.  O ATC não deve ser vendido, apenas trocado. Toda a essência dessas pequenas obras de arte é o encontro de artistas (pessoalmente, por correspondência ou online) e a troca dos cartões;

3. Deve ter uma espessura razoável e ser resistente o suficiente para não estragar quando enviado por correio;

4. Na parte de trás de cada ATC o artista escreve parte ou a totalidade das seguintes informações: nome, contato, título do ATC e número – caso ele tenha sido feito em série ou em uma mesma edição (08/01, 08/02…);

Apesar dessas regras, não há limites para seus temas e eles podem ser feitos com qualquer material ou técnica. No mundo dos ATC’s, o que impera é a liberdade para criação. Podem ser produzidos como únicos (originais), em edições limitadas (numerados) ou ainda em uma série baseada em um tema ou assunto específico.

PORQUE FAZER ATC?

-  É uma maneira bonita e barata de criar, aprender e praticar técnicas novas. Por ser pequeno, o custo de materiais é mínimo e você pode usar as sobras de scrap.
-  É muito bom para desenvolver a criatividade, trabalhar com design de página e estimular a liberação de um estilo próprio.
-  Como não há regras sobre as técnicas, para fazê-los você pode e deve abusar da imaginação! Um exercício rápido e prazeroso para se desligar um pouco da correria e criar sua própria coleção de mini-artes!

IDÉIAS PARA COMEÇAR A PRODUÇÃO:

v  Faça um cartão homenageando alguém que você admira;
v  Crie uma série de quatro cartões com um tema específico que você goste, como por exemplo, letras de músicas do seu cantor preferido;
v  Faça um cartão inspirado em uma propaganda interessante;
v  Crie um cartão com imagens e/ou palavras de um determinado tempo ou lugar da história;
v  Faça um cartão sobre algo que te toque, como um problema social, por exemplo.


Fontes de pesquisa: Scrap Playground, Adri Siribaldi, Artist Team Club, Guia do Scrapbook # 12, Kelzinha Scrap.

Nenhum comentário: