sexta-feira, 9 de março de 2012

A Costura no Scrap

Como proposta do nosso encontro em março, tivemos a tarefa de pesquisar um tema do Mundo do Scrap. São tantos assuntos e curiosidades, que mal sabia por onde começar..... Foi então que escolhi 'A Costura no Scrap', logo após folhear algumas das edições do Guia de Scrapbooking. 

Me deparei com tanta coisa interessante e dicas incríveis que podem fazer a diferença em nossos trabalhos... Compartilho então, um breve resumo da minha pesquisa, que dividirei em dois posts

Espero que gostem!! Bjokas, Taty Paganoto.


História da Costura
 
No início da civilização foram identificadas as agulhas primitivas, feitas com ossos e marfim. Nessa época era comum o uso do couro como tecido. Aos poucos, segundo especulações de arqueologistas e pesquisadores, a civilização humana foi dominando a técnica de produção de tecidos: trançar e enredar fios feitos de pelos de animais passou a ser a palavra de ordem do momento. 

 
Já na idade média, grandes diferenciações foram observadas: produção de peças feitas de algodão e sobreposições com pedrarias e joias, vistos principalmente nas vestimentas da nobreza europeia.
 

O ofício e a arte da costura foram sendo passados de geração em geração, para homens, mulheres e crianças, até a chegada da Revolução Industrial, que definiu a produção para algo em série e sem o ‘toque’ manual.
 

Porém, mesmo com o crescimento e a sofisticação das máquinas industriais, as roupas feitas por costureiros e modistas continuaram a ser produzidas, tornando-se um produto característico e exclusivo. Depois disso, vários conceitos são introduzidos, trazendo grande evolução e funcionalidade para a área da Costura.
 

Diante a esse breve histórico, vemos que, seja por necessidade, diversão, paixão ou trabalho, a arte da Costura ainda conquista muitos adeptos até hoje e extrapola os campos do vestuário, passando a ser muito explorada no artesanato.
 

A Costura no Scrap
 

A Costura no Scrap confere aos projetos charme, volume, realce e uma beleza a parte. Seja costura a maquina ou à mão, as scrappers a veem como uma grande aliada e um diferencial para o tradicional modo de se fazer scrap.

Usamos a Costura no Scrap para uma moldura no papel ou em fotos, costurar retalhos de fitas e tirinhas de papel, unir tecido/papel ou papel/papel, fazer desenhos e formas, costurar as letras do título, destacar os journalings e... tantas outras possibilidades que nossa imaginação e criação precisar.
 


Sketch Pencil Lines com indicação de costura


Cartão com costura. Fiz em uma Oficina virtual.

















L.O com detalhes de costura, feito pela talentosíssima Jaluza.

Com a máquina (comum ou própria para o scrap), ganhamos mais agilidade e diversidade nos pontos, mas algumas pessoas preferem fazer os pontos manualmente, usando a agulha e a linha. 

Com a costura à mão, temos o 'charme especial' da arte manual. Com a agulha de bordar e a linha de pespontar ou meadas (usadas em ponto cruz), podemos fazer pontos aleatórios com o agulhão ou mesmo usando gabaritos de costura.

Agulhão (TEC)
Régua/gabarito de costura (Arte ponto 1)
Fontes: Wikipédia, Como se Faz, Jaluza Scrap, Jornalismo Cultural e Vila do Artesão.

Nenhum comentário: