sexta-feira, 9 de março de 2012

Os acessórios para a Costura no Scrap

Continuando o post anterior sobre A Costura no Scrap, temos o tema complementar, que trata dos acessórios da Costura e os Pontos.


Bjs, Taty Paganoto.


Os acessórios para a Costura no Scrap

Máquina

Uma facilidade muito falada no Mundo do Scrap é a Sew Easy, uma ferramenta de costura. Possui várias “facas” que vão facilitar os riscos para os mais variados pontos. Sobre uma Base de EVA grossa ou Base de costura emborrachada, ela perfura o papel criando um guia para o ponto desejado.

 







Mas, com base no depoimento de scrappers e blogs de referência encontrados, vemos que a máquina comum é a melhor e mais utilizada pela maioria, pois é mais resistente e tem uma variedade de pontos.
 
 





Agulha

  • Ponta normal: serve para quase tudo na costura, tem comprimento médio e possui buraco arredondado e ponta mais afiada. 
  • Para acolchoar: é mais curta e possui buraco pequeno e redondo. Com ela, se costura com mais precisão e de modo rápido. Usadas pra quilting, pequenos pontos em tecidos pesados e costuras finas.
  • Ponta redonda: costura peças em tricô ou crochê, tem a ponta arredondada para que ela passe entre os fios da peças com facilidade.
  • De Bordar: parecida com a de ponta normal, mas possui um buraco mais longo para facilitar a passagem de mais de um fio de linha ao mesmo tempo.
  • Para contas: usada para costurar miçangas, pérolas, paetês e contas em tecido. São fininhas.
  • Curvadas: usada em tapeçaria e costuras grossas em lugares que não dá pra passar uma agulha reta.
  • Tapeçaria: agulha grossa, com buraco maior para passar vários fios de uma vez só e a ponta é mais grossa e arredondada para passar entre fios da trama, sem danificar o tecido.





Linha

 
Para escolher a melhor linha, conforme seu tecido ou trabalho, é importante considerar: 


força (tão forte quanto o tecido), suavidade (lisura), espessura (fio fino = tecidos delicados / espesso = trabalhos decorativos e bordados/tecido trama aberta), elasticidade (para uso em tecidos com elasticidade) e o tipo da linha.

Tipo de linhas

  • Algodão Mercerizado: indicadas para seda pura, viscose, cambraia, linho, brins, chitão, cretone, tricoline, popeline e outros tecidos de fibra natural
  •  Glacê: encorpadas e resistentes, vão bem em couros, lonas e brins grossos.
  • Mistas: feitas de poliéster e cobertas com algodão. A idéia é ter uma linha que seja fina e resistente ao mesmo tempo, para fazer um acabamento leve e que seja suave ao toque. 
  • Pespontar: maleáveis e macias, indicadas para arremates e acabamentos. Deslizam na agulha e amarram bem os pontos para pregar botões, alinhavar, fazer casas e bainhas. 
  • Poliéster: costura seda, lingerie, microfibra, crepe, tafetá, camurça, cotton lycra, plush, meia malha, suedine, lycra e todos os tecidos sintéticos.


Base
 
A base para costura é ideal para proteger a mesa de trabalhos e permitir a durabilidade das agulhas e ferramentas de costura. Encontramos de materiais como EVA e Emborrachada.


Os pontos de costura

Para a costura à mão são utilizados os pontos de bordados de técnicas como o patchwork, ponto cruz e vagonite. Os mais usados são: ponto para trás, ponto de cobertor, ponto corrente e o ponto em cruz.



Um manual super interessante que encontrei sobre Pontos foi o publicado no site  http://www.coatscrafts.com.br: "100 Pontos para Bordado". 



Fontes: Wikipédia, Como se Faz, Jornalismo Cultural e Vila do Artesão.

Nenhum comentário: